segunda-feira, 17 de maio de 2010

MEDITE




Desde que comecei a trilhar o meu caminho espiritual eu soube que era importante meditar, porém eu mesma não meditava, ou meditava somente nos eventos. A desculpa: não tenho tempo.

Mas esses tempos de transformação pessoal me trouxeram a grande necessidade de meditar de verdade, todos os dias. Tempo deixou de ser uma desculpa.

Comecei acordando apenas 10 minutos mais cedo, meditação rapidinha. Hoje cheguei nos 30 minutos mais cedo, obejetivo: 1 hora, eu chego lá.

Mas nossa, você acorda tão cedo! É o que ouço de algumas pessoas; mas eu lhes digo, a meditação repõe as energias tanto quanto o sono. Por isso muitos monges dormem pouquíssimas horas, ou nem dormem, pois eles meditam horas e horas. Claro que não vou chegar no patamar de um monge, afinal estou bem longe de morar numa montanha apenas em contato com a natureza plantando minha comida, mas sei que meditar é uma ferramenta importantíssima para quem quer ter uma boa qualidade de vida, e vale à pena acordar mais cedo para isso.

Mas por que não meditar à noite? À noite a cabeça já está cheia, compromissos aparecem, o cansaço bate. À noite é bom mesmo só um relaxamento, pois meditar não é relaxar, é focar, centrar-se. Conseguir o auto-controle da mente, dos pensamentos, meditar não é dormir, já no relaxamento pode ser que se durma.

Acordei do sono profundo da ignorância e sei o quanto isso me faz bem, por isso divido com vocês.

Meditar não é difícil, muitos pensam que tem que ser um guru para meditar, saber todos os mantras, não pensar em nada nada durante a meditação. Nada disso, meditar é entrar em contato consigo, ficar no silêncio da mente e do coração, é deixar os pensamentos virem à mente e deixá-los ir.
Respirar é meditar, tire uns cinco minutos e oberve somente a respiração, pronto! Você meditou.

Meditar é focar em um assunto para o qual se busca uma explicação, uma resposta.

Meditar é ouvir uma boa música em silêncio tomando consciência de sua vida, seus sentidos, seu corpo e sua alma.

MEDITE! TRANSFORME-SE!

Uma linda semana meditativa para vocês.

Namaste.

Um comentário:

  1. Que lindo Egle! Amei o texto sobre meditação. Aprendi assim sobre meditar: me-ditar, me-dita-a-ação. Me diz o que devo fazer e assim farei, pois agora tenho controle de minhas emoções e posso agir. Tenho paz interior e vejo mais claramente as coisas. É um estado de mente em equilíbrio que não tem dinheiro que pague! Quem quer viver sem isso na vida depois que descobre como é maravilhoso viver em paz? Namaste!

    ResponderExcluir