terça-feira, 4 de maio de 2010

Acordados na madrugada!

Como a natureza é frágil e inocente. E nós homens pouco fazemos para protegê-la.

Quando vou para São Paulo no curso, às vezes fico na casa do meu primo Leandro e sua namorida Paula, uns fofos. Eles moram em Moema, um bairro com muitas árvores, por conta disso, muitos pássaros.

Em uma dessas vezes estava eu dormindo quando ouvi o cantar dos pássaros, eles cantavam fervorosamente, então pensei, está chegado a hora de acordar, a luz atravessava as frestas da janela. Peguei meu celular para olhar as horas e ver quantos minutos mais eu teria de sono. Assustei, olhei de novo e mais uma vez, era apenas 03:00 da madrugada. A luz vinha dos postes.

Então me lembrei da conversa que tive com meus primos naquela noite mesmo, antes de ir dormir eles me contaram que os pássaros cantavam durante à noite, pois por conta da claridade eles perdiam a noção de tempo, inclusive comentei com eles sobre uma reportagem da revista National Geographic falando sobre o "fim da noite" e como isso era extremamente prejudicial ao ecossistema.

Os animais ficam desorientados pela quantidade de luz artificial durante à noite e confundem com o dia, atrapalhando toda sua rotina.

No horário em que TODOs deveríamos estar dormindo temos que ter luzes acessas na rua, porque o mundo não pára, não descansa. As pessoas querem consumir mesmo à noite, as fábricas precisam ganhar, trabalham à noite. As pessoas trabalham muito, vão ao supermercado à noite, as pessoas se desgastam muito, ficam doentes à noite.

E a fauna que nada tem a ver com o nosso ritmo louco de vida sofre as consequências da nossa fome de consumo.

E a noite continuará dia, pois quem realmente se disponibilizaria a ficar dentro de casa que postes ficassem acesos?

Quem quer ficar em casa para protejer os animais? Afinal, são só pássaros não é. Só passaros.

Apaguem as luzes.

Namaste.

Nenhum comentário:

Postar um comentário