sexta-feira, 2 de julho de 2010

E aí, vai ficar morninho ou vai esquentar?




Recebi hoje do boletim da Humaniversidade um texto de Osho e quero compartilhar com vocês:

A vida não acontece para pessoas mornas.

Por que tantas pessoas parecem tão obtusas, tão entediadas, simplesmente levando a vida de qualquer jeito? Desperdiçando um tempo imensamente valioso que nunca serão capazes de recuperar - e desperdiçando com tal tédio, como se estivessem esperando a morte.

O que aconteceu com essas tantas pessoas? Por que elas não têm o mesmo frescor que as árvores? Por que o ser humano não tem a mesma canção que os pássaros? O que aconteceu com os seres humanos?

Aconteceu uma coisa: o ser humano imita os outros, tenta ser como outra pessoa. Ninguém está em casa; todos estão batendo à porta de uma outra pessoa; daí o descontentamento, o tédio, o embotamento, a angústia.

Uma pessoa inteligente tentará ser apenas ela mesma, seja qual for o custo. Ela nunca copiará, nunca imitará, nunca será como um papagaio; ela escutará sua própria chamada intrínseca, sentirá seu próprio ser e caminhará de acordo com ele, seja qual for o risco.

Há risco! Quando você copia os outros, há menos riscos. Quando você não copia ninguém, você está sozinho - há risco! Mas a vida acontece somente para aqueles que vivem perigosamente, para a queles que são aventureiros, corajosos, atrevidos - a vida acontece somente a eles. A vida não acontece para pessoas mornas.

Osho, em "Inteligência - A Resposta Criativa ao Agora"



Esse texte curto nos faz refletir. Muitas pessoas são cópias, apenas cópias, fazem tudo direitinho como as revistas e a sociedade dizem que elas devem fazer. Estamos presos na ilusão.

Quando tentamos nos libertar, somos invadidos por uma onda de felicidade e calor, é como sair de uma gaiola e voar pelos vales infinitos da vida. Jorra alegria e paz em nossas vidas. Mas é como remar contra a maré, pois quem vive no quente é constantemente incompreendido pelos morninhos.
Mas o quente é cheio de confiança e luta pelos ideais e simplesmente encara com graça e respeito os morninhos, pois cada um tem o seu tempo. O ciclo de um não é igual ao ciclo de outro, mas cabe aos quentes alertar os morninhos, ajudá-los a seguir o caminho do calor, do amor, do desprendimento, do novo, do vivo!

Se libertar do morno não e fácil, requer exercícios, determinação e persistência, e não acontece de uma hora para outra.

Boa caminhada rumo ao quente para vocês.

Namaste.

2 comentários:

  1. É talvez eu seja morninho, mas nunca sei o caminho de chegar ao quente, engraçado que a maioria dos posts aqui se encaixam pra mim ou é coincidencia?

    ResponderExcluir
  2. Benfatti, querido, não é coincidência, procuro escrever para a maioria das pessoas, talvez você que se encaixa nesse perfil. O caminho para o quente não é fácil, mas o primeiro passo é saber que é morninho e reconhecer, e então querer ser quente! Podemos ir junto, se quiser! Com companhia tudo fica melhor, aproveita-se mais, um dá força ao outro! Te amo!

    ResponderExcluir