terça-feira, 6 de julho de 2010

Toque - Todo mundo precisa!




Quando nascemos somos extremamente frágeis. Antes costumávamos ter nosso corpo envolto pela água quentinha e aconchegante. O corpo inteiro sentia-se seguro, pois ele todo era envolvido no mais intenso amor maternal. Já na barriga era possível desfrutar dos primeiros toques externos das mãos dos pais.

Ao nascer, o primeiro toque é então to médico, que rapidamente providencia o corte do cordão umbilical, limpeza do bebê, então para o colo da mãe. Entre o nascimento até a chegada ao colo da mãe o bebê sente-se desamparado.

Então o bebê vem de vez em quando para o quarto da mãe para mamar (hoje em dia muitos hospitais já mantém o bebê no quarto, o que é o correto).

Mamãe vai para casa com seu bebê.

Torna-se muito comum a frase: "Deixa no berço para acostumar ficar sem colo, deixa chorar um pouquinho, senão fica com mãnha e só vai querer colo". Eis que então o bebê vai para o colo da mamãe só na hora de mamar. Ele passou 9 meses com o seu corpinho todo sentindo o toque, o calor, e repentinamente isso é tirado do pequenino. GENTE, é claro que o bebê quer colo, olha o tamanho dele, olha a fragilidade. Mas a mamãe tem que trabalhar, porque um dia as mulheres reivindicaram sua liberdade (assunto para outro post).

Quando vai crescendo, o toque fica então cada vez mais escasso. A criança apronta para que possa levar um tapa, antes um toque através de um tapa do que nenhum toque.

Ao crescer ninguém pode encostar nele, no banco do ônibus se aperta para que a perna da pessoa ao lado nem rele. Ao passar por um corredor se encolhe para não tocar na pessoa que vem do lado oposto.

Temos aí uma pessoa extremamente carente, com muitos problemas, não faz massagem, não massageia, não se toca, ao abraçar mal encosta no outro.

Por isso a massagem é uma técnica extremamente importante, pois perdemos o toque. O ser humano foi feito para ser tocado, é no nosso instinto. Vejam os animais, estão o tempo todo brincando com seus corpos uns contra os outros. Os macacos passam horas procurando bichinhos nos pelos de seus filhotes, acham mesmo que é só isso que eles estão fazendo? Estão tocando.

Uma pessoa ao receber massagem sente-se valorizada, sente-se como parte do mundo. Sente que tem um corpo.

Para aqueles que se tornarão pais e mães um dia, deixo minha dica, fique o máximo do tempo com seu filho no colo, dê carinho, toque! Massagei-o suavemente e assim terá uma criança muito mais feliz e tranquila. Será uma pessoa mais confiante.

Viva o toque!

Nenhum comentário:

Postar um comentário