quinta-feira, 3 de junho de 2010

Sua vida é o que você come!




Não sou nenhum exemplo para falar sobre alimentação, pois por mais que eu seja vegetariana, ingiro muitas coisas que não fazem bem ao meu organismo, como leite, açúcar e farinha de trigo. Mas eu tenho a consciência de que isso faz mal, apenas não consegui a força de vontade de parar, mas sim, eu sei que sou o que eu como.

Esses 3 alimentos que citei, para minha pessoa propiciam a minha rinite e outros problemas, mesmo tendo ciência disso tenho grande dificuldade em parar de ingerí-los, ou mesmo apenas evitar, com isso eu danifico meu corpo e minha saúde. Um dia chego lá, e páro.

Mas o meu objetivo com esse post é realmente fazer com que haja um momento de reflexão (e neste momento eu mesma estou refletindo sobre o que estou falando) para analisar a sua alimentação e também avisar para não sair fazendo tudo o que os e-mails e apresentações em power point dizem.

Tem power point que fala que a linhaça dourada é boa, aí vira febre a linhaça, depois vem outro que fala que a quinoa é boa (rimou, hehehe), aí esquece linhaça e vai pra quinoa... Tomate é bom pra isso, come só tomate e por aí vai.

Primeiro de tudo cada organismo tem suas parcularidades e essas parcularidades mudam de tempos em tempos. Cada pessoa tem um tipo de sangue, um tipo de rotina, um tipo físico, diferentes problemas, diferentes energias, portanto a linhaça que tanto faz bem para um, pode não fazer bem para outros.

Acredito em duas dietas alimentares (as quais descaradamente eu não sigo, mas porque não encontro força de vontade). Acredito em uma dieta baseada na Medicina Tradicional Chinesa e na Higiene Natural.

A Medicina Chinesa analisa cada indivíduo e monta uma dieta de acordo com a pessoa, combinando alimentos yin e yang conforme a necessidade, e essa dieta pode mudar ao longo da vida, pois em cada etapa estamos em um diferente estado. E também leva em consideração a época do ano (onde devemos realmente comer os alimentos da estação).

Já a higiene natural diz que não podemos misturar muitos alimentos, não mais que 2 ou 3 tipos em cada refeiçÃo, e comer cada alimento na sua vez, nada dessa história de arroz e feijão. Come-se primeiro os alimentos mais húmidos e macios e depois os mais duros e secos. Quando ingerimos os alimentos, cada um precisa de uma determinada substância para ser digerido, então misturando dois alimentos em uma garfada o organismo solta essas substâncias e gera confusão, pois as substâncias se confundem e temos uma digestão incorreta, sendo assim não aproveitando o máximo dos alimentos e não dissolvendo direito o que não presta.

Pretendo seguir uma dessas dietas, mas para isso é necessário muita disciplina e mudança no cotidiano. Levar frutas para o trabalho, levar meu alimento para os eventos sociais ou mesmo comer antes de ir para algum lugar. Atrevo-me a dizer que requer um preparo psicológico, pois é uma mudança brusca, dizem que se você quer saber como é vida de uma pessoa, basta analizar a alimentação. Uma pessoa sem horários e critérios para comer tem uma vida bagunçada, já uma pessoa com horários certos, alimentação balanceada tem uma vida bem organizada e equilibrada.

Ou seja, se você quer organizar sua vida, começe arrumando sua alimentação.

É! Ainda tô bagunçadinha e um dia eu chego lá! Eu conto para vocês! Boa sorte para nós.

O conceito da higiene natural é um pouco mais extenso, saiba mais em:
http://saudefrugal.com/higienenatural.htm
http://super.abril.com.br/superarquivo/2000/conteudo_119051.shtml

Sobre a Medicina Chinesa:
http://www.humanitatis.com/artigos4.asp
http://www.naturologiasaude.com.br/index.php/dieta-chinesa
Recomendo também o livro de Sônia Hirsch, Manual do Horói ou a Filosofia Chinesa na Cozinha (http://correcotia.com/heroi/index.html)

Nenhum comentário:

Postar um comentário