domingo, 17 de maio de 2020

Como você alimenta a mente


Nossa mente costuma agir em nossa defesa, porém esta defesa se manifesta de acordo com a forma como alimenta-se esta mente. Não é a mente que é traiçoeira, é o alimento que dou pra ela que pode ser ou não.
Exemplos.
A defesa de uma pessoa machista é atacar o feminismo.
A defesa de uma pessoa racista e ou homofóbica é atacar os movimentos, atacar as pessoas dizendo que são vitimistas.
A defesa de uma pessoa em situação de relacionamento abusivo é enaltecer as poucas qualidades da pessoa abusadora, além de se culpabilizar por sofrer o abuso.
A defesa de uma pessoa ignorante é se basear em opiniões de outros ignorantes...
Por aí vai.
Mas essa mente age de acordo com o alimento que é fornecido para ela, como medo, ignorância, soberba, etc. Uma mente alimentada desta forma, leva à passividade, falta de ação, comodismo.
Mas uma mente alimentada com coragem, força, empatia, compaixão, irá buscar outros mecanismos de defesa, resultando em ação.
Uma mente mal nutrida sempre pode mudar, talvez ela deseje se alimentar bem, mas depois de bem alimentada, ela quer agir, porém a ação convida sair da zona de conforto e isso requer esforço, mas nem sempre a pessoa quer se esforçar, porque se esforçar dói e desgasta e nos mostra duras realidades.
Ao entrar em contato com duras realidades (sejam internas ou externas), a gente começar a sentir que fazíamos parte de um conto de fadas que não existe e o choque de realidade vem como um balde de pregos perfurando nossa pele.
Existem dois caminhos (ou mais, quem sabe), um deles é negar a realidade e ficar na zona de conforto e mente protegendo desses pregos e outro é se jogar na realidade e enfrentar os pregos, e mesmo fazendo parte do mundo real, onde existe dor e amor, se encantar com as belezas da vida, mas também se indignar, chorar e doer com as mazelas e perceber que as feridas cicatrizam.
Passar por este mundo sem ver ele todo me parece um grande desperdício.
Passar por esse mundo vivendo uma vida ocultando os desejos de se livrar dos relacionamentos e situações abusivas me parece um grande desperdício.
Passar por este mundo sem ser empático, sem  olhar para todas as direções, sem ver a realidade de outras pessoas, me parece um grande desperdício.
Passar por este mundo escolhendo a ignorância como verdade me parece um grande desperdício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário