terça-feira, 21 de fevereiro de 2012

TÁ TUDO ROXO E TODO MUNDO ESTRANHA

É interessante como uma coisa tão pequena que fiz, me levou a grandes momentos de reflexão.

Eu gosto de observar comportamentos, embora entenda pouco deles, mas me fascina ver como o ser humano reage às mais diversas manifestações de comportamento, imagem, caráter, atitudes. Discretamente olho para aqueles que me olham e tento ver nos seus olhos o que eles sentem.

Ultimamente tenho sentido muito os olhares das pessoas, me confundo entre achar gostoso ou triste. Há muito já noto os olhares, mesmo antes do cabelo roxo, basta uma saia de estilo indiano ou florida no shopping, que já vem dúzias de olhares, é sério. Cabelo roxo então? TODOS os olhares! Só não olha aquele que não enxerga o mundo em sua volta. É gostoso porque sei que motiva algumas pessoas. Perdi a conta de quantas pessoas me disseram que morrem de vontade de fazer isso. Triste porque elas não enxergam além da diferença, devem viver uma vida normal demais.

Às vezes me esqueço da minha condição ¨esquisita¨ e fico na dúvida se eu conheço tal pessoa que me encara sem parar e eu deveria dar um oi para ela, aí me lembro que ela me observa e seus pensamentos devem ir longe tentando desvendar porque uma pessoa pintaria o cabelo de roxo.

A minha maior reflexão sobre tudo isso é ter mudado de lado e me sentir como todos aqueles que eu mesma já encarei com olhares desconfiados ou abobalhados. Já encarei pessoas com roupas estranhas, cortes malucos, e percebi que eu era tão careta e emoldurada quanto aqueles que hoje me olham. Sair um pouco da armadura social faz muito bem, é meio libertador. Não tem jeito, o nosso corpo é um meio de mostrar a liberdade. Mas não adianta ser livre só no corpo, tem que ser livre na alma, no coração. Um vai complementar o outro. Uma pessoa pode ser totalmente livre e não ter nenhum sinal disso no seu corpo, absolutamente normal isso, porém as suas atitudes sempre demostram que ela está de bem com a vida, a sua saúde irá demonstrar isso.

Enfim, voltando ao assunto de me colocar no lugar das pessoas julgadoras, me senti extremamente mal em saber que um dia eu já julguei tantos pela aparência. Hoje definitivamente qualquer ¨esquisito¨ que eu ver por aí, eu vou lançar olhares de admiração, porque sei que o que os motiva a mudar a sua aparência dessa maneira é coragem, é vontade de ser quem realmente se deseja ser, é fazer de acordo com os gostos pessoais e não pelo que revistas e sociedade dizem, e claro, ser do contra! Sair da caixa!

Isso me fez lembrar também o tanto de olhares que pessoas com deficiência recebem e me lembrei que uma vez, uma pessoa cadeirante me contou que estave um dia em um shopping, e alguém disse para ela que não deveria sair de casa. O que pessoas assim fazem em suas vidas? Provavelmente nada de tão agradável né! Só pode ser falta de amor no coração e na vida!

Será que essa sociedade que se diz tão moderna está realmente preparada para lidar com as diferenças? Será que estamos prontos para encarar a liberdade alheia? Será que estamos prontos para ser felizes da maneira que importa somente à nós?

Eu tento, cada vez mais seguir meu coração, minhas vontades, e vou aproveitar esse momento cabeça colorida o máximo que puder, principalmente porque eu me divirto muuuuito quando me olho no espelho, sei que vai durar pouco (por uma questão de planos para encomendar algo especial)... Uma pena, sinto por ter demorado tanto pra fazer isso, era uma vontade que tinha desde os 19 anos, mas eu vivia dentro da caixa né! Mas eu resgatei essa vontade e não morri com ela. E você, tem vontade de quê?

2 comentários:

  1. DE VOAR....LIVRE...LEVE ...E TRANSPARENTE COMO UMA BORBOLETA!!!!!!!!EU SEMPRE QUIS FAZER TATOO,MAS NÃO TINHA CORAGEM...O QUE VÃO DIZER...NOSSA ELA TEM 54 ANOS E VAI FAZER TATUAGEM DE BORBOLETA?
    HOJE É A PARTE DO MEU CORPO QUE ME DIZ...VÁ EM FRENTE SIGA OS SEUS SONHOS.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que lindo Val! E outras ainda virão hein??? Viva a liberdade, leveza e transparência! Beijos no coração!

      Excluir